Ilustríssimo sr. Darioti
Com grande satisfação li o vosso método para aprendizagem da língua grega.
É um trabalho que creio que pode ser utilizado como método de aprendizagem da língua grega nas escolas, para os alunos que são filhos de gregos vindos de outros países, para imigrantes com atividades na Grécia, assim como também para gregos que vivem no exterior.
Vosso método consegue admiravelmente seu objetivo, sem que os livros apresentem-se como cansativos manuais linguísticos, e que não se constituem formais ensaios científicos. Pelo contrário, vosso método dirige-se a qualquer um que tem interesse em conhecer a fundo a "distinta entre as 2.700 línguas do mundo".
Há uma extensa unidade para a gramática, e poderia, no entanto ser dada maior ênfase na sintaxe no que se refere aos eixos de exemplificação e sintática da língua.
Também se introduz o significado básico do fonema, dando-se ao aluno elementares noções de fonética. Considero também importante o fato de conter comentários com relação aos níveis de estilo (típico, familiar, do dia-a-dia).
A ordenação morfológica nos substantivos e adjetivos é a mais econômica.
No ensinamento da morfologia verbal foi aplicado o necessário das mais recentes classificações. A apresentação das transformações não é superficial, mas essencial.
Como professor filólogo que está em contato com filhos de imigrantes, que tem necessidade de um manual instrutivo desses, assim como alguém que por mais de 7 anos exerce o cargo de diretor de escolas de nível secundário e conhecendo as necessidades desses alunos mesmo que venham de paises diferentes daqueles que linguisticamente se dirigem os autores, considero que o método contribui consideravelmente na aprendizagem da língua grega como segunda língua, e constitui-se num importante instrumento para os estrangeiros que residem na Grécia ou gregos emigrantes que retornam de paises de línguas neolatinas ocidentais.
Com estima
Trípoli 29/06/2009
Vassilopulos Athanassios
Filólogo e Diretor do 2º Ginásio de Tripolis