Não consegui conter o entusiasmo quando tive meu primeiro e gratificante contato com esta obra. Estávamos em 2008, creio eu. Folheando suas páginas e prospectando seu conteúdo, percebi imediatamente que trata-se de um método revolucionário e inteligente para o aprendizado do grego moderno através do português, abrangente e eficaz, até mesmo para iniciantes.
Os brasileiros jamais tiveram uma oportunidade tão palpável de estudar o grego moderno com base no português nativo. Esse desejo ardente tornou-se uma realidade tangível, ao alcance dos apaixonados pela moderna língua helênica.
Não hesitei em procurar os idealizadores e executores do projeto, Antonio Dariotis e Alda Christofí, para dar-lhes as merecidas congratulações. Eu acredito que a chegada desse compêndio no Brasil vai impulsionar sobremaneira o grego moderno, tornando-o fácil e acessível a todos os interessados.
Com os olhos e o coração irremediavelmente ligados a esta terra acolhedora, dou-lhes boas-vindas, na certeza de que a Grécia contemporânea ficou mais próxima de todos!
Parabéns!
Dimitris Anagnostόpoulos
Professor-filólogo, responsável pelos estudos de grego moderno
na Universidade de São Paulo-Brasil (USP), 2001 a 2010